O criador da Coca Cola chama-se John Syth Pemberton e viveu entre 1833 e 1888 no sul dos Estados Unidos da América, em Knoxville Georgia.
John Syth Pemberton

O aniversário da Coca Cola é, segundo os anais a 8 de Maio de 1886.
No início, a Coca-Cola foi concebida como um meio contra o cansaço e a dor de cabeça. O sócio comercial de John S. Pemberton, Frank Robinson, inventou o nome Coca Cola. A sede da Coca Cola fica em Atlanta e a partir daí a empresa não mudou de lugar.
Coca Cola Atlanta
55 Martin Luther King Jr. Drive
Atlanta Geórgia
A Coca-Cola está presente em 192 países do mundo. No mundo só 4 pessoas tem conhecimento da receita exata da Coca-Cola.
Os aditivos e a produção são parecidos em todo o mundo. Todos os componentes como os açúcares ou a água devem ser preparados da mesma forma em cada país. A Abfüller só pode utilizar diferentes tipos de açúcar. A temperatura ideal para beber a Coca-Cola é de 3,3°C. A clássica garrafa de Coca Cola tinha em tempos passados vidro de cor verde (verde Geórgia) é hoje “as garrafas; pedra” assim altamente transparente. A Coca-Cola continha por copo 0,2 l de exactamente 21 gramas de açúcar e contém parcialmente menos açúcar do que a salada de fruta. O sumo de uva contém 33 gramas, sumo de maçã e sumo de laranja 18 gramas de 23 gramas. Uma garrafa retornável de animal de estimação com cerca de 25 gramas de recheio.
Coca-Cola
Breve História
A história da Coca-Cola inicia com a chegada do farmacêutico John Pemberton à cidade de Atlanta nos Estados Unidos, logo após a Guerra Civil americana. Ele havia acabado de participar na guerra e estava disposto a mudar de vida, na procura de clientes que comprassem as suas ideias e medicamentos. Por não ter nenhuma habilidade em vendas, sempre fracassou nas criações, até conhecer Frank Robinson, que acaba por se tornar sócio.
Em 1884, foi lançada a bebida alcoólica chamada “Pemberton’s French Wine Coca”, anunciada como uma bebida intelectual, vigorante do cérebro e tônica para os nervos, sendo, inicialmente uma mistura de folhas de coca, grãos de noz-de-cola e álcool. Em 1886, o puritanismo religioso estava em alta e havia todo um movimento anti-álcool. Nenhuma mulher ou homem decente poderia ser visto em lugares que fornecessem esse tipo de bebida. Neste mesmo ano, todos os estabelecimentos que vendiam álcool foram fechados e Pemberton e Robinson viram-se na obrigação de procura por outro produto que lhes rendessem dinheiro.
Naquela época existiam os chamados “Pontos de Vendas”, lugares onde as pessoas iam após as compras, para se reunir, beber xaropes misturados com água carbonada nos mais diferentes sabores, e que possivelmente acabaram dando ideias para a produção de um novo produto. Tentando encaixar-se neste novo padrão, Pemberton passou meses na garagem da sua casa em Atlanta, adicionando ingredientes à água carbonada para fazer xarope e, mandando amostras para a “Jacob’s Pharmacy”, para testar a opinião dos clientes.
No dia 8 de maio, era vendida a primeira bebida conhecida atualmente como Coca-Cola, nome posteriormente dado por Frank Robinson, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo. O produto era um xarope com água carbonada, servidos em copos de vidro e misturados na hora de servir. No dia 29 de maio, Pemberton anuncia a bebida pela primeira vez no “Atlanta Journal”.
Em 1887, o seu primeiro ano de operação foram vendidos, só, 25 garrafas de Coca-Cola, o que correspondia a 9 copos por dia, o que rendeu 50 dólares, tornando-se um prejuízo. Em 1888, devido a problemas de saúde e financeiros, Pemberton foi obrigado a vender a fórmula, pelo total de 1 750 dólares e, acabou por falecer, no dia 16 de agosto, dois anos após ter inventado a bebida que acabaria por se tornar um dos maiores símbolos americanos. No mesmo ano, Frank Robinson procura pelo empresário e farmacêutico Asa Griggs Candler que acaba comprando a fórmula por 2 300 dólares.
